
O governador Laurez Moreira (PSD) aproveitou o tradicional baile da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), na noite de sábado (22), para apresentar um balanço de sua gestão e anunciar um pacote milionário de investimentos em todas as 139 prefeituras do Estado.
Acompanhado da primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, Laurez foi ovacionado pelos prefeitos ao defender uma gestão municipalista, ancorada em diálogo, cooperação e parcerias. O governador reforçou que governará para todos, “independentemente de qualquer alinhamento político”, num discurso marcado por tom firme e recados claros.
Laurez assumiu o comando do Estado no último dia 3 de setembro, após o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos) por decisão do STJ na operação Fames-19 da Polícia Federal
Pacote de investimentos para todos os municípios
O grande anúncio da noite foi sobre um novo programa de cooperação direta com as prefeituras, que deve ser lançado ainda em dezembro. Cada município receberá R$ 3 milhões para executar obras consideradas prioritárias, segundo Laurez.
“Estamos organizando o Estado e, já no mês que vem, vamos anunciar um pacote no valor de R$ 3 milhões para cada prefeitura fazer o que precisa ser feito na sua cidade. Será o melhor programa de parcerias com os municípios”, afirmou.
O governador também revelou que a equipe técnica está finalizando os últimos ajustes para que o programa seja apresentado oficialmente.
Críticas a obras paradas
Laurez fez questão de lembrar o cenário encontrado ao assumir o governo. Segundo ele, o programa Tocando em Frente, lançado em 2021, ainda deixava 35 municípios sem receber repasses para concluir obras iniciadas há quase quatro anos.
“Chamamos os prefeitos ao Palácio, organizamos e quitamos todos que estavam aptos. Os demais só dependem da documentação para liberar o pagamento. Não concordo com obras começarem em 2021 e ficarem até 2025 paradas”, disparou.
Redução de custeio e promessa de Estado mais eficiente
O governador também apresentou números da reorganização financeira. Ele destacou que o Estado consumia 32% da receita apenas com custeio, índice que considera “inaceitável”.
“Já baixamos para 28%, mesmo pagando dívidas antigas. Minha meta é chegar em 20%. Quando finalizarmos as pendências, vocês vão ver o tanto de recurso que teremos para trabalhar. O Tocantins vai virar um verdadeiro canteiro de obras.”
Lançamento do programa Tocantins Presente
Laurez aproveitou o evento para oficializar o Tocantins Presente, um novo modelo de governo itinerante que levará ações, atendimentos, programas e benefícios diretamente às cidades.
A primeira edição será em Miracema, em parceria com a prefeita Camila Fernandes. “O Tocantins Presente vai estar em todos os municípios, levando benefícios e atendendo da melhor forma possível. Quero parceria com todos, sem distinção política. Fomos eleitos para resolver os problemas do povo.”
Gestão de proximidade
O governador afirmou que está conduzindo o Estado com presença ativa nas cidades e contato direto com a população. “Eu faço gestão por vocação. Quando estou cansado do Palácio, vou para o meio do povo saber o que está precisando em cada cidade.”
Ele também afirmou que o Tocantins vive um momento especial de expansão e que tem potencial para alcançar o topo do crescimento econômico nacional. “Num curto espaço de tempo, não estaremos entre os que mais crescem. Seremos o que mais cresce no país.”
Reconhecimento à ATM
Laurez encerrou o discurso agradecendo ao presidente da ATM, Big Jow, pelo trabalho desempenhado em defesa dos municípios. “Tenho certeza de que os prefeitos estão satisfeitos com o seu trabalho. Parabéns.”
O baile reuniu lideranças políticas de todo o Estado, entre elas a senadora Professora Dorinha, os deputados federais Vicentinho Júnior e Carlos Gaguim, além dos estaduais Nilton Franco e Janad Valcari.




